Estação Digital Escola Gomes Carneiro está viva e quer sua reabertura:

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Educadores da Estação participam da organização do Encontro Presencial do Telecentros.BR Polo Sul

Encontro Presencial

     A formação de diversos monitores inscritos no programa Telecentros.BR, do governo federal, é de responsabilidade da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital (http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=5896&cat=94&sec=7). Trata-se de uma formação em EAD (Ensino a Distância), onde monitores em todo país recebem informações, teorias, atividades e muita interação com toda rede. O monitor conta com um(a) tutor(a) que acompanha os seus passos durante o período de 12 meses. A região Sul conta com uma equipe pedagógica denominada Polo Sul (http://batche.org/), sob responsabilidade da Rede Marista de Solidariedade (http://socialmarista.org.br/inclusao-digital/telecentros-br).

     Os Encontros Presenciais, são momentos de contato direto com os monitores, construindo e trocando ideias, experiências e muito calor humano, com atividades diversas destacando os momentos culturais, ondeos dotes artísticos são apresentados aos participantes pelos próprios participantes.
Reunião na CCMQ - Casa de Cultura Mário Quintana

Organização

     Toda a equipe do Polo Sul (Coordenação geral e pedagógica, supervisão e tutoria), participou da elaboração do cronograma de atividades.
     O Encontro foi se moldando durante diversas reuniões e muita discussão a partir da segunda quinzena de setembro.

Educadora Kelen realizando Acolhimento

Atividades do Encontro

     Os Educadores Sociais Kelen e Renato, tiveram participação ativa na organização, desenvolvimento e durante todo o período em que ocorreu o Encontro.
   
     A data Escolhida foi 30 e 31/10/2012 na sede da CAJU - Casa Marista da Juventude, em Porto Alegre (http://maristas.org.br/centros-de-eventos/casa-marista-da-juventude).

     Foram diversas atividades, como acolhimento, Mesa Redonda com representantes de Iniciativas, do Polo Sul, do Polo Tecnológico Maristas e dos Monitores.

Educador Renato e Tutor Rodrigo - Troca de Experiências - Fanzine
     Atividades interativas, Mini Trilha Ecológica, Troca de Experiências com a construção de um Fanzine, Momento entre Tutor/Monitor e Oficinas sobre Tecnologias de Acessibilidade / Comunicação Comunitária. Foram momentos incríveis com muito debate e certamente com um crescimento individual considerável.
Momento Cultural - Samba de Roda com Rodrigo e Berenice.
 

Missão Cumprida

Equipe Polo Sul
Ao final do evento a equipe teve a certeza de que o balança foi extremamente positivo e que eventos como esse alavancam ações em todos os níveis para atingir os objetivos da formação e consequentemente de todo o programa. O contato direto com os monitores nos dá a real noção do trabalho que é realizado lá na ponta e demonstra todo o entusiasmo e vontade deles de ajudarem suas comunidades. É a Rede ponto por ponto fortalecendo o trabalho de incluir as pessoas de todas as formas possíveis. Parabéns ao Polo Sul, Parabéns ao Telecentros.BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário