"Com o tema Políticas Públicas para a transformação, a 5° edição do Congresso Marista de Educadores Sociais reuniu mais de 500 participantes de toda Rede Marista de Colégios e Unidades Sociais, além de outras instituições e órgãos públicos ligados à educação e assistência social. Vindos de todo o Estado, os educadores sociais foram acolhidos no Colégio Marista Rosário, com um café da manhã e muita música, por conta da banda formada por educadores do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar).
Dois especialistas foram convidados para apresentarem suas experiências e conversar com os educadores sociais sobre essas questões. O Dr. Edval Bernardino, da Universidade Federal da Pará, trabalhou o papel da sociedade civil no contexto das políticas públicas, destacando a significância que o povo possui na construção de um país justo, fraterno e solidário.
Após o almoço, foi a vez da Dra. Ângela Antunes falar sobre a sua vivência educacional no Instituto Paulo Freire e de como a educação está diretamente ligada na transformação social das comunidades. Através de vários exemplos de intervenções mal sucedidas feitas por educadores, os quais não tiveram a sensibilidade de enxergar as crianças e os jovens como agentes protagonistas no processo de aprendizagem, a educadora palestrou sobre o Projeto Educativo a Serviço da Vida e da Garantia de Direitos: Educação como fonte de transformação Social."
Nenhum comentário:
Postar um comentário